top of page

Como reprogramar sua mente subconsciente



Sua mente subconsciente tem imenso poder em controlar suas experiências de vida - desde os tipos de comida que você come até as ações que você toma diariamente, o nível de renda que você ganha e até mesmo como você reage a situações estressantes. Cada pedaço dela é guiado por suas crenças e interpretações subconscientes. Em suma, sua mente subconsciente é como o recurso de piloto automático em um avião. Ela foi pré-programada para seguir uma rota específica e você não pode se desviar dessa rota, a menos que você altere as direções previamente programadas.


O que quer que plantemos em nossa mente subconsciente e nutrirmos com repetição e emoção, um dia se tornará realidade.

O que é a mente subconsciente?


O "subconsciente" é a parte da sua mente que opera abaixo do seu nível normal de consciência desperta. Agora você está usando principalmente sua mente consciente para ler essas palavras e absorver seu significado, mas abaixo desse foco mental, sua mente subconsciente está ocupada trabalhando nos bastidores, absorvendo ou rejeitando informações com base em uma percepção existente que você tem do mundo ao redor você. Essa percepção existente começou a se formar quando você era uma criança. Com cada experiência, sua mente subconsciente absorve informações como uma esponja.


Não rejeitou nada enquanto você era jovem porque você não tinha nenhuma crença pré-existente para contradizer o que percebia. Simplesmente aceitou que todas as informações que você recebeu durante sua primeira infância eram verdadeiras. Você provavelmente pode ver porque isso se torna um problema mais tarde na vida. Toda vez que alguém te fala palavras que ligeiramente possa te ofender, sua mente subconsciente apenas armazena a informação como referência. Você também pode ter recebido mensagens sobre seu potencial na vida ou limitações que enfrentará com base em suas habilidades físicas, cor da pele, sexo ou status econômico. Quando você tinha 7 ou 8 anos de idade, você já tinha uma base sólida de crença baseada em toda programação de pessoas em sua vida, programas de televisão que você assistiu e outras influências ambientais.


Como esta programação "antiga" afeta você agora?


Agora que você é um adulto, pode pensar que pode simplesmente descartar as mensagens ofensivas ou mentirosas que absorveu no início de sua vida,

mas não é assim tão simples. Lembre-se de que todas essas informações estão armazenadas abaixo do seu nível de consciência. A única vez que você se torna consciente disso é quando limita seu progresso na criação de uma vida equilibrada, bem-sucedida e produtiva. Você já tentou alcançar um objetivo e ficou se sabotando a cada minuto? Absurdo, não é? É importante saber que você não está com defeito ou está fadado ao fracasso, não importa o que você faça. É mais provável que você tenha algumas mensagens programadas antigas que conflitem com as novas condições que você deseja criar. Esta é uma excelente notícia porque significa que você pode obter praticamente qualquer coisa se primeiro dedicar um tempo para reprogramar sua mente subconsciente!


A programação ainda está acontecendo


Antes de descobrirmos como reprogramar seu subconsciente, é importante saber que a programação continua até hoje. Com cada experiência que você tem, você tira certas conclusões e armazena as mensagens que guiarão suas ações futuras. Por exemplo, que tipo de mensagem você acha que seria armazenada se você fosse rejeitado por alguém com quem você se importava? Sua mente subconsciente - aquele inteligente detetive - imediatamente caçaria suas memórias e encontraria outros exemplos de rejeição - como naquela época em que seu melhor amigo te dispensou para sair com os garotos mais populares - e tiraria uma conclusão de que você é de alguma forma indigno ou não amável e merece ser rejeitado. Agora, aqui está a coisa interessante, se você tem uma experiência que conflita com uma crença já estabelecida, sua mente subconsciente irá rejeitá-la ou reformulá-la de modo a acompanhar sua visão existente da realidade.


Veja um exemplo, digamos que você tenha uma crença limitante de que não é atraente e, em determinado momento, uma pessoa que é atraente manifesta interesse em conhecê-lo melhor. Muito provavelmente, a primeira coisa que você vai pensar é que deve ser uma brincadeira ou um truque cruel. Você não acredita que essa pessoa pode ser atraente porque você já acredita que não é atraente. Sob a superfície de sua consciência, sua mente subconsciente grita: "De jeito nenhum! Essa pessoa é muito atraente para se interessar por mim, algo não está bem aqui ...". Então você rejeitará essa pessoa antes que ela possa rejeitá-lo ou, de outra forma, faça algo para sabotar o que poderia ter sido um ótimo relacionamento. A mesma coisa acontece quando você luta para alcançar seus objetivos. Eventualmente você começa a acreditar que você não é capaz de ter sucesso, então você espera o fracasso e acaba fazendo isso repetidas vezes. Você provavelmente pode imaginar muitas outras situações em que sua mente subconsciente o limita, mas reprogramar é uma questão simples, se você souber como.


Como reprogramar sua mente subconsciente



Há muitas maneiras diferentes de substituir as mensagens limitadoras ou prejudiciais armazenadas em sua mente subconsciente. Você poderia trabalhar simultaneamente com todas essas estratégias, mas será muito mais eficaz se escolher apenas um ou dois métodos para começar.


Você sempre pode incorporar técnicas adicionais ao longo do tempo.

Influências ambientais


Você já considerou o efeito do seu ambiente em sua mente subconsciente? Sua mente subconsciente está absorvendo informações constantemente, tirando conclusões e formando crenças baseadas nessas informações. Se o seu ambiente diário estiver cheio de negatividade e conflitos, imagine que tipos de mensagens estão sendo absorvidos em sua mente. Sua primeira ação é limitar estritamente a negatividade a que você está exposto a partir de agora. Evite assistir aos noticiários sensacionalistas, a menos que seja absolutamente necessário, e evite passar muito tempo com pessoas "tóxicas", por exemplo. Em vez disso, procure informações positivas para ler e assistir e passe a maior parte do tempo com pessoas positivas e bem-sucedidas. Com o tempo, você descobrirá que mais mensagens encorajadoras estão sendo absorvidas em sua mente, o que alterará a maneira como você vê a si mesmo e ao seu potencial.


Visualização


Sua mente subconsciente responde bem às imagens. A visualização é uma ótima maneira de programar sua mente com imagens positivas e fortalecedoras. Tente passar de 10 a 15 minutos por dia visualizando cenas positivas que representariam sua nova realidade e suas novas experiências de vida. Aqui estão algumas coisas que você pode querer visualizar:

  • relacionamentos apaixonantes e duradouros;

  • trabalho gratificante e recompensador;

  • uma bela casa;

  • férias exóticas;

  • qualquer outra coisa que você queira atrair para a sua vida.

Ao fazer isso consistentemente, você acaba redesenhando as imagens negativas armazenadas de suas experiências passadas, medos, preocupações e dúvidas. Para aumentar ainda mais o poder da visualização, não deixe de emitir emoções fortes e positivas enquanto imagina essas coisas maravilhosas em sua mente. Permita que sentimentos de amor, alegria, gratidão e paz fluam através de você como se você estivesse realmente tendo essas experiências. Sua mente subconsciente irá absorver as mensagens como se elas fossem reais! Esta é a verdadeira beleza da visualização - o poder de contornar as mensagens limitantes e focar em imagens agradáveis, todas as quais estão sendo absorvidas diretamente em seu subconsciente para serem repetidas mais tarde.


Você só atrai para sua vida aquilo que você tem plena consciência de ser, ter ou estar vivenciando.

Afirmações


Afirmações são outra maneira eficaz de instalar mensagens positivas em seu subconsciente. Elas funcionam melhor se você seguir algumas regras simples: pronunciá-las positivamente, no tempo presente. Diga "tenho confiança e sucesso" em vez de "serei confiante e bem-sucedido" porque concentrar-se em uma condição futura não computa com sua mente subconsciente - ela conhece apenas esse momento, apenas o AGORA. Além disso, use declarações positivas. Dizer "Eu não sou um fracasso" é computado como "Eu sou um fracasso", já que seu subconsciente não pode processar palavras negativas (NÃO por exemplo). Chame os sentimentos correspondentes. Dizer "eu sou rico" enquanto me sinto pobre apenas envia mensagens conflitantes para o seu subconsciente. Quaisquer que sejam as palavras que você esteja dizendo na hora, esforce-se para sentir as emoções correspondentes, pois seu subconsciente estará mais apto a acreditar. Repita, repita, repita e repita. Afirmações não funcionam se você as disser apenas uma ou duas vezes. Recite-as muitas vezes ao longo do dia para obter os melhores resultados. A coisa boa sobre isso é que você pode dizer afirmações para si mesmo, para que elas possam se encaixar perfeitamente em sua rotina.


Batidas Binaurais para acesso imediato a mente subconsciente



Outro método popular é o uso de gravações de áudio que deliberadamente alteram a frequência de suas ondas cerebrais. Pode soar como algo extraído de um filme de ficção científica, mas os relatos de pessoas que experimentaram esses programas de áudio são extremamente positivos. Suas ondas cerebrais caem em uma frequência específica, dependendo do que você está fazendo a qualquer momento:

  • Gama quando você está envolvido em certas funções motoras;

  • Beta quando você está totalmente consciente e se concentra ativamente;

  • Alfa quando você está relaxado;

  • Theta quando você está sonolento ou levemente dormindo;

  • Delta quando você está em sono profundo.

"Batidas Binaurais" resulta quando dois tons são tocados em diferentes frequências, fazendo com que suas ondas cerebrais sigam um padrão diferente. Por exemplo, se você quiser mudar de um estado estressado para relaxado, ouvirá um áudio que aciona o estado alfa. Esses programas de áudio podem ajudá-lo a reprogramar sua mente subconsciente, criando situações mais receptivas para a instalação de mensagens positivas. A pesquisa mostrou que sua mente subconsciente é mais receptiva a novas informações quando você está muito relaxado, como nos estados alfa ou teta. Usar programas de áudio para acessar sua mente junto com afirmações ou visualização pode ser uma combinação poderosa, porque sua mente subconsciente abaixa suas defesas para que possa absorver facilmente qualquer mensagem que você queira programar. Simplesmente relaxe e foque em imagens positivas!


Hipnose


A hipnose pode ser eficaz da mesma maneira que as batidas binaurais, porém sem o uso de frequências que alteram as ondas cerebrais. Em vez disso, o hipnoterapeuta gradualmente leva você a um estado mais relaxado e receptivo, transmitindo mensagens positivas e fortalecedoras à sua mente subconsciente. Auto-hipnose é outra opção popular - você simplesmente usa programas de áudio pré-gravados em vez de uma sessão de hipnose ao vivo. Você pode até gravar seus próprios áudios de auto-hipnose para ouvir sua própria voz recitando afirmações positivas enquanto está relaxado.


Como saber se seus esforços de reprogramação estão funcionando


Um dos aspectos mais desafiadores da reprogramação da sua mente subconsciente é que você não pode dar uma olhada e ver o que ainda está lá que talvez precise ser alterado. Em vez disso, você terá que desenvolver um forte senso de autoconsciência para poder pegar o comportamento de auto-sabotagem antes que fique fora de controle. Mesmo assim, ainda existem alguns sinais claros de progresso que você pode reconhecer:

  • Você começa a se sentir mais forte, mais confiante e mais feliz;

  • Você se encontra mais disposto a assumir riscos e enfrentar desafios;

  • Seus sonhos e objetivos não parecem mais impossíveis - apenas desafiadores;

  • Você sente uma sensação mais profunda de paz interior, como se os conflitos internos estivessem se dissolvendo;

  • Você atrai mais oportunidades para expandir e crescer em todas as áreas da sua vida.

Em resumo, você saberá quando as mudanças estão ocorrendo em sua mente subconsciente porque você perceberá uma mudança tanto no seu interior quanto no ambiente ao seu redor. A evidência é geralmente inegável!


Reforçar a nova programação com consistência e persistência


É importante dar tempo a esse processo de reprogramação para funcionar.

Não espere ver alterações imediatas - ocasionalmente isso pode acontecer, mas com mais frequência é preciso tempo. Seja muito consistente e persistente com os métodos que você escolher para instalar mais mensagens positivas em sua mente subconsciente.

Assim que essas transformações se tornarem evidentes, você se sentirá motivado para seguir em frente, mas até que isso aconteça, fique firme, não desista e saiba que essas mudanças são duradouras, poderosas e valem a pena esperar!

5.170 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Marcelo Sardinha
Marcelo Sardinha
Oct 04, 2022

Porque Desprogramar as crenças limitantes? O primeiro passo vem do entendimento de que estamos todos programados em muitos níveis. Desde buscar e trabalhar por sonhos e objetivos que não são nossos, até a forma deturpada como nos enxergamos e como vemos nosso potenciais. Assista ao vídeo onde a professora explica o que é a Desprogramação e porque precisamos nos DesprogrAMAR. Acesse: https://go.hotmart.com/A75452522K

Like
bottom of page